Os peixes são um dos mais antigos seres vivos da Terra e contam com uma enorme variedade de espécies.

Hoje em dia estão presentes no dia-a-dia com as pessoas como alimento, animal de estimação ou expostos em grandes aquários para o público.


#1

Peixes podem morrer por falta de ar debaixo d’água. Assim como os humanos, peixes precisam de oxigênio para respirar. Em águas sem oxigênio suficiente, ele vão sufocar e morrer.


#2

O peixe mais venenoso do mundo é o peixe-pedra. Seus espinhos venenosos podem causar choque, paralisia e até mesmo morte se o ferimento não for tratado em poucas horas.


#3

O peixe-espada é o peixe mais rápido do mundo. Ele pode atingir até 110km/h enquanto caça e isso lhe garantiu o registro no Guinness Book, o livro dos recordes. O peixe-espada também é conhecido como peixe-vela ou agulhão-vela.


#4

Enquanto o peixe-espada é o peixe mais rápido, o peixe mais lento é o cavalo-marinho-anão. Ele é tão lento que chega a demorar uma hora para nadar um metro e meio de distância. Ele nada tão devagar que chega a parecer que ele está parado.


#5

Existem aproximadamente trinta e dois mil tipos diferentes de peixes no mundo. Essa quantidade é maior do que a quantidade de todos os vertebrados vivem na superfície terrestre.


#6

Tubarões são os únicos peixes que possuem pálpebras.


#7

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia. Ele chega a medir até aproximadamente vinte metros de comprimento e pesar até treze toneladas.


#8

O peixe-anjo-imperador vive com até cinco parceiras e é o líder do grupo. Quando ele morre, uma das fêmeas torna-se macho e passa a comandar o grupo.


#9

O peixe-gato tem cerca de vinte e sete mil papilas gustativas, enquanto os seres humanos possuem apenas cerca de sete mil papilas gustativas.


#10

Ao contrário da maioria dos peixes, o peixe-lua não tem cauda. Outra curiosidade do peixe-lua é que seu nome em inglês é “sunfish” que em tradução literal seria “peixe-sol”. Uma fêmea de peixe-lua pode depositar até trezentos milhões de ovos por ano.


#11

Peixes não dormem, mas descansam. Eles alteram entre estado de vigília e estado de repouso. Durante o estado de repouso é comum o peixe estar escondido para evitar predadores. Algum se enterram na areia ou deitam no fundo do mar, outros se escondem em buracos.


#12

Peixes não ganham novas escamas com o tempo. Eles nascem com a quantidade de escamas que duram por toda a sua vida. Na medida que os peixes crescem, as escamas também crescem para acompanhar o novo tamanho.


#13

O peixe-voador planam no ar por, em média, até 50m. Mas já houve registros destes peixes planarem por até 200m. A altura do voo pode chegar até 6 metros de altura.


#14

A maioria dos peixes não podem nadar para trás. Praticamente apenas as enguias conseguem esta proeza. O cavalo-marinho, por sua vez, é o único peixe capaz de nadar verticalmente para cima.


#15

O peixe quatro-olhos (tralhoto) podem olhar para cima e para baixo ao mesmo tempo. Com essa habilidade, eles podem estar atentos aos perigos do céu e do mar simultaneamente quando estão nadando próximos à superfície.