Crocante e versátil, a picopa é um dos lanches mais populares dos americanos e brasileiros. Neste artigo você vai descobrir curiosidades surpreendentes sobre esse alimento saudável que acompanha a humanidade há milhares de anos.


#1

Há uma grande variedade de tipos de milho, mas apenas um milho serve para fazer pipocas. Seu nome científico é “zea mays everta”, ele é mais conhecido como milho pipoca.


#2

Após a colheita do milho pipoca é necessário armazena-lo por cerca de 8 a 12 meses até que os níveis de umidade diminuam para chegar ao ponto ideal para o estouro.


#3

A milho pipoca estoura e transforma-se em pipoca porque há amido (úmido e sólido) em seu interior e a camada que cobre o amido não tem grandes fissuras. Quando a temperatura do amido é elevada ele se dilata e rompe a camada do milho causando o popular estouro de pipoca.


#4

Uma pipoca “salta”, em média, até 1 metro de altura ao estourar.


#5

A pipoca é um alimento com diversos benefícios para a saúde. Os benefícios mais populares são o combate a doenças cardíacas, prevenção do câncer, auxilia na perda de peso e combate os efeitos da idade.


#6

Para fazer pipoca alguns povos antigos aqueciam areia no fogo e em seguida colocavam milho pipoca nessa areia para estourarem.


#7

O país que que mais consome pipocas e mais produz milho pipoca são os Estados Unidos da América.


#8

O Brasil é o segundo maior produtor de milho pipoca do mundo.


#9

Evidências no Peru sugerem que o milho pipoca já é utilizado para fazer pipoca pelos humanos há mais de cinco mil anos.


#10

Pipocas são vendidas nos cinemas desde 1912. Elas geram bastante lucro aos cinemas por serem muito caras em comparação ao custo de fazê-las em casa e também por causarem sede que, por sua vez, eleva a compra de bebidas.


#11

Cada cem gramas de pipoca tem cerca de 375 calorias. Um saco de pipoca pequeno nos cinemas geralmente tem 50g de pipoca.


#12

A pipoca mais antiga foi encontrada em 1948 no México. Estima-se que ela possui cerca de quatro a cinco mil anos de idade.


#13

Índios nativo-americanos acreditavam que dentro de cada grão de milho pipoca morava um deus. Quando o milho era muito aquecido esses deuses ficavam tão zangados que saíam de dentro do milho e isso causava o estouro da pipoca.


#14

As pipocas possuem mais proteína do que qualquer outro grão de cereal, possuem mais fibra do que batatas fritas e possuem mais ferro do que carne assada ou ovos.


#15

A palavra pipoca tem origem na língua tupi e significa “estourar” ou “explodir”.